Como um discreto colar de pérolas pode ser a joia mais valiosa da coroa espanhola ?

As joias da realeza impressionam sempre. Peças de grande valor e com história, impressionam qualquer pessoa que pare um pouco para as admirar. Letizia, rainha de Espanha, herdou algumas preciosidades quando se casou com Felipe VI, e desde então tem deslumbrado. Com visuais que roubam sempre atenções, muitas vezes a monarca acrescenta valor ao look ao acrescentar uma joia. Contudo, o que poucos sabem é que, a peça que usa que tem maior valor não é um grande tiara de diamantes ou uns brincos mais trabalhados. É mesmo um colar de pérolas.

Roger Bastida, historiador, usou o Twitter para explicar o motivo para do colar de pérolas Isabel II ser a joia mais valiosa da família real de Espanha. “O valor das pérolas é fundamental, claro, Mas o que marca a diferença é a história desta peça. É que as joias também são história de arte. E também contam eventos”, explicou.

“A beleza destas pérolas é intemporal. São clássicas, nada extravagantes, não passam de moda”, continua o historiador, explicando que “a importância deste colar está na qualidade e no tamanho das pérolas, que são naturais, e na antiguidade (primeira metade do século XIX, até onde os especialistas conseguiram rastrear). É provavelmente a joia mais antiga da família real”.

Contudo, este colar nem sempre foi assim. Ao longo do tempo, sofreu diversas modificações. As suas origens remontam a Francisco, Duque de Cádis, que em 1846 o ofereceu à sua futura mulher, Isabel II de Espanha. Uma oferta que simbolizava o compromisso que ambos iriam assumir. Na altura, a peça tinha pingentes de pérolas e uma faixa de diamantes.

O colar foi alterado, com os diamantes a serem removidos a fazendo com que as 37 grandes pérolas que o compõe fossem alinhadas. Houve alturas em que uma pérola central caía como pingente, mas atualmente tal também não se observa, com a pérola de maior tamanho a estar alinhada com as restantes. Existe então uma sensação de feminilidade, suavidade e leveza. Não deixa mesmo adivinhar que pesa mais de 1 quilo e meio.

Não se sabe ao certo qual será o valor comercial que este colar pode atingir. Roger Bastida acredita mesmo que possa ser muito superior a um milhão de euros. Afinal, “estamos a falar de pérolas naturais, grandes e com uma forma esférica quase perfeita”, explica o historiador. “Ao preço material, precisamos acrescentar o peso histórico, que é muito relevante. É um colar que passou por muitas aventuras e muitos momentos importantes da história”, diz, recordando, os grandes eventos da história espanhola.

Se tiver uma consulta que envolva o universo de joias, metais e pedras preciosas, faça sua consulta para nós na AG / Antonio Galucci ® que responderemos com o maior prazer. Estamos a sua disposição pelo email lojaiguatemi@antoniogalucci.com.br, fones 11 3813-7888 / 11 3031-6468  WhatsApp 11 99422-5029, ou venha conhecer nossa loja no Shopping Iguatemi, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, 3º piso (Alameda de Serviços).

Fonte: https://caras.sapo.pt/