COMO É CALCULADO O VALOR DE UMA GEMA ?

Ainda que beleza e raridade sejam os primeiros fatores que vêm à mente quando se fala em valorar uma gema, eles não são os únicos. Na verdade, o processo de valoração depende de um conjunto de propriedades, os chamados 4Cs.

Trata-se de classificação desenvolvida pelo Gemological Institute of America (Gia) e mundialmente aceita. Os 4Cs foram pensados, inicialmente, para diamantes, mas acabaram se popularizando para outras pedras. Apesar de não ser a única classificação existente, é a mais utilizada.

Os 4Cs são:

  • Color (cor)
  • Clarity (pureza)
  • Cut (lapidação)
  • Carat (peso):  medido em quilates – sendo que 0,2 gramas equivalem a um quilate (ct).

Em relação aos diamantes, a classificação das cores vai de D a Z, sendo a primeira incolor e a última, amarelo claro. Quanto mais amarelado for o diamante, portanto, menos valioso ele será.

Quanto à pureza, a pedra será considerada pura se nenhuma impureza interna (inclusão) e externa (mancha) for visível sob uma ampliação de 10 vezes.

Contudo existe um fator externo crucial para definir o preço de uma gema, que seria uma boa lapidação, que realce as qualidades inerentes do mineral. Uma lapidação de baixa qualidade pode desvalorizar.

Outro fator que agrega muito valor é o design da joia, se a gema estiver montada em um bom projeto , influi muito no preço final”.

Mercado

Por mais que não esteja nos 4Cs, o fator “mercado” também influencia, afinal, assim como outros itens de desejo, as gemas também estão sujeitas à moda.

Dependendo do marketing feito em cima do mineral, pode ser que haja um maior interesse das pessoas sobre ele.

Não necessariamente as pedras mais raras serão as mais caras, ainda que haja exemplos emblemáticos, como a turmalina paraíba, encontrada em apenas cinco minas do mundo.

A velha regra da oferta e demanda também influencia no valor das gemas, se há uma corrida maior por topázios ou citrina, por exemplo, seu preço pode aumentar.

No caso do diamante, há uma mina de produção na Austrália que deve encerrar suas atividades no final de 2020. Por isso, é previsto que o preço do diamante vá aumentar, fazendo a lógica ser: se tem muita oferta, o preço tende a cair”, diz Johnny Silva Mendes, professor de Finanças na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Mendes se refere à mina Argyle, operada pela Rio Tinto, segunda maior corporação mundial de metais e mineração. Localizada no Norte da Austrália Ocidental, a mina opera desde meados da década de 1980 e é conhecida por fornecer diamantes para os dois extremos do mercado, pois extrai minerais de qualidade considerada inferior – e, portanto, mais acessíveis economicamente – ao mesmo tempo em que é responsável por 90% da produção mundial dos raríssimos diamantes rosa-magenta.

Com o fechamento da mina, a produção de diamantes da Rio Tinto vai ser reduzida em aproximadamente 75%. A empresa, entretanto, não deve ser tão impactada em termos de ganhos, já que os diamantes representam apenas cerca de 2% do faturamento. O minério de ferro, por outro lado, equivale a 60%.

E como é feita a comercialização das gemas?

Como ocorre com muitos tipos de bem, a comercialização desses itens e sua importação e exportação é bastante burocrática e complexa, afirma a professora Andrea Sander.

“Em geral as gemas são adquiridas dos produtores. A grande maioria desses produtores são garimpos, alguns são organizados em cooperativas com apoio técnico, enquanto outros podem ser ilegais. Depois de adquiridas, as gemas são lapidadas e colocadas no mercado. As gemas lapidadas podem ser vendidas soltas para o público em geral – nas cidades próximas aos depósitos produtores ou de lapidários é comum se encontrar lojas de gemas – ou então a joalheiros, que montam a gemas em joias, aumentando significativamente seu valor agregado. O ‘começo’ depende muito do que o comprador quer: gemas brutas, para coleção, por exemplo; gemas brutas para lapidação; ou se pretende adquirir gemas já lapidadas”, explica a geóloga.

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Fonte: https://einvestidor.estadao.com.br/